Música


Música inspirada no livro.
Música, letra e voz - Rita Correia
Arranjo musical / instrumentos - Rui Querido (Symanic)

Quem já me conhece há algum tempo, também me conhece esta minha faceta musical, e já não estranha. Para quem é uma novidade, aqui deixo um pouquinho desta história.

Não me lembro bem quando comecei a cantar, e a gostar de cantar... mas lembro-me de ter caixas de cassetes gravadas directamente da rádio com todas as músicas que gostava, e depois passava horas a escrevê-las num papel para as saber bem de cor.

Por exemplo, lembro-me que foi no dia em que Tom Jobim morreu, também o dia em que soube da sua existência, e gravei um programa inteiro de rádio com as músicas dele. Até hoje é um dos meus autores favoritos de cantar.
Aconteceu o mesmo com as músicas do estilo de Gershwin, Nat K Cole, ou Etta James.
Em 1994 ingressei no coro Fernando Lopes Graça, na Academia de Amadores de Música, e todas as técnicas vocais que sei até hoje, foram todas aprendidas ali. Na minha opinião, quem gosta de cantar, deveria fazer, pelo menos uma vez na vida, parte de um coro.

Em 2002 convidaram-me para cantar num Festival Vicarial, e senti pela primeira vez o que eram ter as pernas a tremer em cima de um palco... para 30 segundos depois, achar que afinal ali estava até muito bem!
Depois aventurei-me numa Banda de Covers Pop-Rock que, com as famílias dos elementos a crescer, não foi longe mas que deu para brincar muito com a voz, e com músicas que iam desde Bryan Adams a AC-DC, Pearl Jam, Joss Stone ou Anouk :)


Mas uma real pancada, são as músicas "Alan Menkianas" dos filmes da Disney! Tinha quase todos os VHS dos filmes em inglês e decorava tudo do princípio ao fim (sim até falas do narrador).
E hoje a minha filha admira-se por não entender como é que eu conheço as músicas da Pequena Sereia, da Pocahontas ou do Aladino... tudo direitinho e ainda por cima em inglês (que é tão difícil, segundo ela :))

Esta música em particular, queria que fosse por este caminho. Hoje vejo religiosamente a Princesa Sofia com a minha menina de 6 anos, e até canto com ela as versões (muito boas) em português!
Esta música foi surgindo naturalmente na minha cabeça à medida que compunha o livro. Gravava em voz o que me soava bem, escrevia o que me fazia sentido e quando tive uma versão bruta dos dois componentes levei tudo ao meu amigo Rui.
Ele, melhor que ninguém, conhecia esta minha maluquice com a sonoridade Disney... e voilá, compôs-me direitinho a parte instrumental que me faltava!
Espero que gostem de mais esta surpresa!
Agora irei treiná-la bem para a conseguir cantar como deve de ser para os miúdos - o verdadeiro objectivo porque foi feita!


16 comentários:

  1. Rita, muitos parabéns!!! Estou a ouvir a música e estou sem palavras! Que voz fabulosa! ;) Beijinhos e muito sucesso com todos os teus projectos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla :) Mas a verdade é que tenho dias em que canto mais do que desenho ;o)
      Esta músiquita saiu tão naturalmente que tinha de arriscar fazê-la. Por isso dá-me mesmo muita confiança saber que gostam do que ouvem :) Beijinhos

      Eliminar
    2. Eu não gostei apenas Ritolas, eu adorei! Tanto que depois de ouvir andei todo o dia a cantarolar a tua música, é orelhuda!

      Eliminar
    3. Olha que giro Ritixa ;D Acho que isso é bom sinal.... acho... LOLOL

      Eliminar
    4. É óptimo sinal! Não tarda tens a gaiatagem por aí toda a cantar xP

      Eliminar
    5. Rita, a sonoridade Disney notou-se mesmo sem música, e sem saber desse gosto, na apresentação em Telheiras. É uma verdadeira canção dos filmes da Disney! Beijinhos

      Eliminar
  2. Rita parabéns pela belíssima canção! De facto é uma mulher de vários talentos, continue assim a surpreender-nos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras de incentivo Alexa.
      Beijinhos ***

      Eliminar
  3. Melhor que sonhar é fazer alguém sonhar! Obrigado por deixares esperança e luz no mundo! Gostei muito do teu blog. Prometo voltar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras mais uma vez Marlene. Se cada um fizer um bocadinho pode ser que tudo mude para melhor aos poucos :)
      Muitos beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei!!! Estou ansiosa pela atividade com as nossas crianças! <3

    ResponderEliminar
  5. Amei. Excelente trabalho Rita. Muitos parabéns e muito sucesso 😊

    ResponderEliminar